quarta-feira, 30 de setembro de 2009

Grupos, Equipes e Atletas

Do que consiste um grupo? Como são formadas as equipes? Quando uma simples reunião de atletas e talentos passa a constituir verdadeiramente um time?
Diversas vezes nos perguntamos estas questões esperando compreender como estes processos ocorrem e como esta compreensão pode no ajudar a formar equipes mais eficientes e produtivas.
É normal acompanharmos no esporte a formação de equipes idealizadas simplesmente através da união de diversos talentos, e depois vê-las fracassando pelo simples fato de não conseguirem expressar coletivamente as potencialidades individuais de seus membros.
Não podemos ignorar a importância de um grande talento dentro de uma equipe vencedora, mas isto por si só não basta, e quanto mais interativa for a tarefa a ser desempenhada mais dependente das qualidades do grupo este atleta será. O Jogador de basquete norte americano Michael Jordan já disse uma vez, que grandes jogadores vencem jogos, mas apenas grandes equipes vencem campeonatos.
Mas quando podemos dizer que um conjunto de pessoas é realmente um grupo?
Existem alguns fatores necessários para chegarmos a tal afirmação. Em primeiro lugar precisamos considerar a questão dos objetivos. Eles precisam ser comuns a todos os membros da equipe. Embora cada indivíduo possa ter objetivos particulares, estes deverão estar submetidos ao objetivo principal da equipe. O trabalho de uma equipe irá, portanto, se estruturar em função do objetivo coletivo determinado pelo grupo. O Objetivo não apenas direciona os esforços da equipe, mas também estrutura suas relações. É em função dele que se discriminam os papéis de cada membro, se hierarquizam as funções e se distribuem as tarefas. Isto pode mudar em função do grupo, da modalidade e até do momento do jogo em que o grupo se encontra. Em um jogo de futebol por exemplo, os objetivos da cada jogada, de defesa ou de ataque, detrminam a funções dos jogadores (zagueiro, lateral, meio campo e atacante), seu papel na jogada (criar, apoiar, defender, dar segurança, distribuir e marcar) e até sua importância (atacante na jogada de ataque, goleiro na de defesa). Quando todos os sujeitos atuam de forma coordenada e estruturada em função dos objetivos comuns podemos dizer que temos uma equipe.
Como um grupo implica em uma reunião de pessoas, seres humanos, não podemos ignorar a importância das relações interpessoais no processo de sua formação. As ligações pessoais, emocionais e afetivas estão presentes em qualquer grupo e podem reforçar a coesão, melhorar a qualidade do ambiente e potencializar o trabalho da equipe. Entretanto, relações ruins podem prejudicar toda a organização alcançada e atrapalhar o seu funcinamento.
A equipe passa então por quatro momentos básicos em seu processo de construção. O primeiro deles é chamado de estágio de formação. Nesse etágio ocorre o agrupamento dos atletas, é onde eles passam a se conhecer, se testar e se desafiar. Cada um procura compreender o seu papel dentro do todo, sua importância e suas funções. Neste estágio também começam a surgir as lideranças e os sub grupos.
O segundo momento é o chamado de agitação, é onde surgem os conflitos primordiais. Desafios a liderança e ao controle do grupo, conflitos interpessoais, tentativas de afirmação e contestação ao controle e às regras impostas são comuns. Embora seja um momento desconfortável para as equipes e possa reaparecer a cada momento crítico vivenciado pela equipe (sequência de derrotas, resultados ruins), é de fundamental importância para a determinação dos papéis, desenvolvimeto das relações e para o ambiente do grupo. Dizemos inclusive que um grande problema é um grupo aparentemente sem conflitos, pois reprimidos, estes se tornam maiores e costumam aparecer quando a situação já está em um estado muito avançado.
O próximo estágio é o da normalização. Ele é resultado da solução dos conflitos da fase anterior e é o momento onde a coesão realmente se desenvolve. as disputas e transformam em cooperação, os papéis são definidos e as funções divididas e organizadas em função dos objetivos comuns. No último estágio, o de atuação toda esta estrutura desenvolvida é colocada em prática. Com os papéis determinados, os conflitos reolvidos e as relações estáveis a energia do grupo é canalizada com todo o seu potencial em direção ao objetivo determinado. O objetivo principal é o sucesso da equipe.
Alguns fatores contribuem para este processo de formação e ao fortalecimento da identidade grupal. O primeiro deles é a qualidade da comunicação dentro do grupo. A comunicação está presente em todos os estágios e momentos da formação do grupo, e pode facilitar ou dificultar o processo de acordo com sua efetividade. Ela tem a capacidade de resolver conflitos, determinar objetivos, organizar esforços, influenciar pessoas e motivar os membros a submeterem seus objetivos pessoais aos da equipe. Uma comunicação efetiva facilita qualquer processo que envolva relações interpessoais.
Valores, ideais e propósitos comuns entre os membros do grupo também são fundamentais para o sucesso de uma equipe. Valores são todos os elementos que os indivíduos consideram importantes, que querem obter ou manter, os objetivos das ações. Eles podem ser externos, como o reconhecimento e a fama, ou internos, como o orgulho ou a satisfaçõ de ter alcançado um objetivo por esforço próprio. Quando os valores dos atletas estão alinhados, quando cada um percebe a sua importância no grupo, sua contribuição pessoal para aquilo que é dele, do qual ele faz parte, a dedicação e o empenho aumentam e a tolerância às dificuldades é mais suportável.
Devemos então prestar atenção quando montamos ou conduzimos uma equipe, para não ignorarmos os processos inerentes a sua formação, achando que só porque estão treinando juntos os atletas formam um time. Grupos, equipes e times, exigem um trabalho e um cuidado constante, pautado na atenção às suas necessidades e às suas relações e desenvolvido através da comunicação atenta e cuidadosa na condução de seus processos.

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