terça-feira, 19 de janeiro de 2010

Cinco Perguntas

No início do ano, bastante se fala sobre o estabelecimento de metas e objetivos. Sonhos, desejos, promessas de ano novo, é o momento de pensarmos no que queremos para o nosso ano pessoal, profissional e competitivo.
É inegável a importância de organizarmos um bom estabelecimento de metas para que possamos nos manter motivados durante todo o ano e para não nos perdermos no caminho. Metas de curto, médio e longo prazos, específicas, mensuráveis, possíveis e importantes para quem as busca, são fundamentais para que se trabalhe em função de algo real e não de suposições tão vagas como melhorar, evoluir ou crescer. Melhorar quanto, como , onde, evoluir em que direção, em quanto tempo, crescer porque, de que forma, com qual objetivo. Estas devem ser perguntas a serem respondidas.
Entretanto um fator é fundamental a ser considerado e vem antes de todas estas perguntas. Quais são os valores deste atleta? O que ele considera importante? O que ele busca alcançar ou manter?
Muitas vezes consideramos óbvias estas respostas e, como atletas até achamos inadequado responder algo diferente de ser campeão, vencer, ser o melhor. Mas é possível ir mais fundo. Será que uma posição ou uma conquista é o que realmente nos faz atletas? Certa vez em um filme ouvi a seguinte frase: "se você é um ninguém sem uma medalha, não se tornará alguém com uma". Esta frase resume bem esta idéia, de buscar algo mais, não substituindo um bom resultado por "ser uma pessoa melhor" como muitos pensam, ou consideram uma coisa OU outra, mas se preocupar com um crescimento maior que transformará a vitória em uma conquista consequente e não uma condição necessária para ser alguém.
Partindo destes conceitos certa vez li uma reportagem que tratava justamente do estabelecimento de metas de início de ano, mas que trazia algo diferente. Considerava a reflexão dos valores pessoais como condição inicial para se pensar estas metas.
O artigo então partia de cinco perguntas básicas que trabalho até hoje com meus pacientes:
1- O que é um atleta?
2- Por que eu gosto de ser um atleta?
3- Qual a coisa mais importante que eu conquisto na minha atividade física/ esportiva?
4- Existe algo realmente importante que eu quero conquistar com minha atividade?
5- Por que eu gostaria de trabalhar para conquistar isto?
São perguntas bastante simples e inicialmente parecem muito semelhantes. Mas é nas pequenas diferenças que o exercício de reflexão vai se construindo. Peço aos atletas que respondam uma pergunta por vez, de preferência uma por dia, concentrados, sem pressa e depois leiam sua resposta e escrevam e acrescentem o que quiserem e quantas vezes quiserem.
Com este exercício, além de descobrir e perceber coisas que nos pareciam muito longes, difíceis ou nem considerávamos, estabelecemos uma base de valores que determinará todo o nosso exercício de estabelecimento de metas. Será à partir dele que conseguiremos enxergar as contradições entre os reais valores pessoais e os objetivos detreminados por expectativas externas, entre o que é realização e o que é simples vaidade. Então poderemos trabalhar com metas mais reais, relevantes e realizadoras para cada atleta.
Cada objetivo tem de estar realmente ligado a você e ao seu projeto de vida, e a hierarquia destes valores e objetivos é o que vai determinar os caminhos e desvios a serem tomados, facilitando as decisões e proporcionando a realização pessoal, a elevação da autoestima e o aumento da confiança.

Nenhum comentário:

Postar um comentário